O Política da Criminologia surgiu com o objetivo de reunir e divulgar pensamentos produzidos por integrantes do Grupo de Pesquisa Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica, da PUCRS.
O grupo é formado pelos seguintes pesquisadores e estudantes:

Augusto Jobim do Amaral
Doutor em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História das Ideias e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal); Doutor, Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os anos de 2017-2018 realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidad de Málaga (UMA/España). Entre os anos de 2018-2019 realizou estudos de Pós-Doutorado na Università Degli Studi di Padova/ITA.

Fernanda Martins
Doutora em Ciências Criminais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC/RS. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Teoria, Filosofia e História do Direito. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Jesús Sabariego
Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento com a tese “Os Direitos Humanos no Fórum Social Mundial: Uma nova ecologia social da identificação entre cultura e política para os movimientos sociais (2001 – 2005)”. Bacharel em Humanidades (Arqueologia e História) e mestrado em Pedagogia para a habilitação docente (Filosofia). Professor de História Política e Social Contemporânea nos graus de Sociologia e Ciências Políticas na Universidade Pablo de Olavide até 2012.

Felipe da Veiga Dias
Pós-Doutor em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS (2019). Doutor em Direito pela UNISC (2015) com período sanduíche na Universidade de Sevilla (2014). Mestre em Direito pela UNISC (2012). Pós-graduação em Direitos Fundamentais e Constitucionalização do Direito pela PUC-RS (2009). Graduado em Direito pela ULBRA-SM (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional (IMED) Mestrado. Professor do curso de Direito da Faculdade Meridional (IMED). Passo Fundo RS.

Gustavo Oliveira de Lima Pereira
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul (2007). Mestre em Direito Público pela Unisinos (2009). Professor de Direito Internacional, Direitos Humanos e Filosofia do Direito da PUC/RS.

Henrique Mioranza Koppe Pereira
Pós-Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS, com projeto desenvolvido sobre Biopolítica e Gentrificação Urbana; Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC-2014) na linha de pesquisa de Diversidade Políticas Públicas, com tese focada em políticas públicas de saúde urbana e direito constitucional nas cidades brasileiras. Mestre em direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2008). Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2005).

Guilherme Michelotto Böes
Doutor em Ciências Sociais (PUCRS), Mestre em Ciências Criminais e Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Felipe Lazzari da Silveira
Doutor em Ciências Criminais pela PUC/RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Bolsista Capes); Mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Eduardo Baldissera Carvalho Salles
Doutorando em Ciências Criminais (PUCRS) em cotutela com a Universidad de Sevilla, España. Mestre em Direito (UNOCHAPECÓ).

Jádia Larissa Timm dos Santos
Doutoranda em Ciências Criminais, pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCCrim/PUCRS). Mestra em Ciências Criminais (PPGCCrim/PUCRS). Especialista em Direitos Humanos, pelas Escolas de Humanidades e de Direito da PUCRS. Bacharela em Direito, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Fernando Vechi
Professor de Criminologia, Direito Penal V e Antropologia Jurídica na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) Campus Pontes e Lacerda. Advogado (OAB SC/56.663). Bacharel em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestre e doutorando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (Bolsista CAPES).

Rosalia Maria Carvalho Mourão
Doutoranda em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Bacharel em Direito pelo Instituto Camillo Filho e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Piauí.

Ana Clara Santos Elesbão
Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Ciências Criminais da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais também pela PUCRS (2018).

Camila de Oliveira Angel
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Domenique Assis Goulart
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCRIM/PUCRS), bolsista CAPES stricto sensu. Advogada criminalista e de viol. de gênero, inscrita na OAB/RS sob o n. 116.303. Colaboradora e ex-assessora jurídica da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos.Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Roberta da Silva Medina
Acadêmica do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/PUCRS (2018/2019), vinculada ao Grupo de Pesquisa Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica (PUCRS), coordenado pelo professor Augusto Jobim do Amaral.

Cássia Zimmermann Fiedler
Mestranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa de estudo integral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduanda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Lucas da Silva Santos
Mestrando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Linha de Pesquisa: Violência, Crime e Segurança Pública – Área de Concentração: Sistema Penal e Violência.

Luiza Cerveira Kampff
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Fernanda Silva dos Passos
Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.